O município de Rodeio Bonito foi instalado oficialmente em 15 de abril de 1964, com a Primeira Câmara e posse dos primeiros vereadores eleitos para a legislatura 1964/1969.

Tratando-se de município novo, não havia nenhuma estrutura física para funcionamento dos poderes constituídos, porém a comunidade entendia essa situação e de uma forma ou outra procurava ajudar para que tudo se resolvesse da melhor forma. Foi assim que Florindo Garbin cedeu o andar superior de uma casa de alvenaria, na Avenida do Comércio, para que os Poderes Executivo e Legislativo pudessem se instalar. Uma das salas foi destinada para a Câmara de Vereadores sem ônus tendo funcionado até a inauguração do novo prédio da prefeitura, na Avenida do Comércio, 196, em o parque infantil, próximo da praça principal da cidade, na gestão do prefeito Gildo Possamai.

Inicialmente funcionava numa sala, nos fundos da prefeitura e após a saída da Delegacia de Polícia que ocupava sala na frente, com entrada externa, a Câmara passou a ocupar esse espaço.

Posteriormente foi instalado no lado sul da Avenida do Comércio, acima da praça, onde hoje funciona uma loja de tintas. Passado algum tempo, foi transferida para um prédio na Rua Julio de Castilhos, esquina com Luiz Possamai e, posteriormente, para o prédio n.° 990, na Avenida do Comércio, em frente o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

A necessidade de ter melhores instalações levou a direção da Mesa Diretora da legislação passada a investir em sede própria o que foi feito em parceria com o Poder Executivo, para utilizar a mesma estrutura do Centro Administrativo que seria construído. A obra foi iniciada em 2008, tendo sua conclusão em dezembro de 2009 e dessa forma, a Câmara de Vereadores passou a funcionar na Rua Julio de Castilhos, térreo do centro administrativo. Este local foi adaptado, pois que o projeto original prevê neste local a parte administrativa, recepção, sala de lideranças, presidência e almoxarifado, cozinha e instalação sanitária, sendo que a sala para plenário não foi construída. Não foi feita a repartição da sala para que o local pudesse servir como plenário enquanto não for construído o mesmo, conforme o projeto laborado.

Local de funcionamento da Câmara de 1964 a 1969 (prédio Garbin)
Local de funcionamento da Câmara de 1964 a 1969 (prédio Garbin)
Antigo prédio da Prefeitura, onde funcionou a Câmara por muitos anos
Antigo prédio da Prefeitura, onde funcionou a Câmara por muitos anos
Atual prédio da Prefeitura, inaugurado em 11 de dezembro, onde passa a funcionar a Câmara de Vereadores.
Atual prédio da Prefeitura, inaugurado em 11 de dezembro, onde passa a funcionar a Câmara de Vereadores.
Ver. Augustino Garbin, Primeiro Presidente do Poder Legislativo Municipal - 1964/65 e 1968/69
Ver. Augustino Garbin, Primeiro Presidente do Poder Legislativo Municipal - 1964/65 e 1968/69

No ano de 1989 à 1992 – A Câmara Municipal funcionou na Av. do comércio em frente ao Banrisul, onde hoje funciona a Loja Coral Tintas.

No ano de 1993 a 2000 – Funcionou na Rua Julio de Castilhos próximo ao Posto de Saúde, em frente a residência do ver. Claudiomir (Tuca).

No ano de 2001 a 2009 – Instalou-se na Av. do comércio no prédio do Sr. Irineu Acadroli em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Em novembro de 2009 a abril de 2019 – Funcionou no prédio do Centro Administrativo, juntamente no térreo da prefeitura municipal.

Hoje, sendo inaugurada no dia 12 de abril a sede nova da Câmara Municipal está funcionando na av. do comércio , 196, próximo a prefeitura municipal.